Alterações nos navegadores penalizam sites não seguros

Mais de 90% dos sites portugueses ainda não são seguros

Mais de 90% dos sites portugueses à data de hoje ainda não são seguros, pelo que a informação trocada entre o site e os seus visitantes pode ser vista, intercetada e até manipulada por terceiros mal-intencionados.  

Para ver se um site é ou não seguro bastará olhar para o canto superior esquerdo do navegador e verificar se tem um cadeado verde seguido da palavra «Seguro» antes do endereço deste. 

Adicionalmente o endereço do site deverá começar por «https://» que significa que o site utiliza o protocolo seguro HTTPS e não o protocolo simples HTTP. 

Mas afinal o que é o protocolo HTTPS?

O protocolo HTTPS é um protocolo de comunicação entre o navegador e a Internet que utiliza criptografia para que os dados enviados e recebidos possam ser trocados de forma segura. 

Na prática um site seguro deverá utilizar um certificado de segurança, de maneira a garantir que dados sensíveis dos visitantes possam não ficar expostos a terceiros mal-intencionados.

Porque razão é tão importante que um site seja seguro?

Há certo tipo de sites em que a segurança é fundamental como por exemplo sites de bancos, lojas online ou sites que pedem nome de utilizador e palavra-chave.  

De um modo geral, se imaginarmos que quando estamos a visitar um site não seguro, todas as interações com este poderão ser vistas e posteriormente analisadas por outras pessoas através de ferramentas relativamente simples, rapidamente chegaremos à conclusão que isso não é uma boa ideia.  

Por outro lado, um site aparecer como «não seguro» aos visitantes diminui a relação de confiança e tende a afastá-los o que será sempre de evitar.

Os sites seguros têm melhores posições nas pesquisas

É verdade. Os motores de pesquisa, entre os quais o Google, penalizam os sites não seguros baixando-lhe o posicionamento. 

Para além de todas as outras razões o posicionamento nas listas de pesquisa só por si é razão mais do que suficiente para que o seu site seja seguro. 

Realmente, sendo o posicionamento do site uma questão essencial, se o seu site ainda não é seguro, está mais do que na hora de o transformar num site seguro de forma a garantir a sua máxima visibilidade.

 

Como posso ver se o meu site é seguro?

É muito fácil ver se o seu site é ou não seguro.

De qualquer forma podemos dar-lhe todas as dicas para o verificar agora mesmo. 

Como posso transformar o meu site num site seguro?

Se o seu site ainda não é seguro veja como pode transformá-lo num site seguro.

Damos-lhe as dicas necessárias para transformar o seu site num site seguro de forma a melhorar a sua posição nos motores de pesquisa.